segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudos e textos sobre Um Bonde Chamado Desejo

Atualmente estou numa produção de Um Bonde chamado Desejo, peça do Tennessee Williams.

Encontrei algumas análises sobre a peça e seus personagens na internet e busquei unir informações que achei interessantes por aqui. A minha maior fonte foi esse site então resolvi traduzir parte do seu conteúdo de forma livre para ajudar aqueles que não lêem em inglês mas estão interessados.



Análise primária das personagens principais

Blanche Dubois



Quando a peça começa Blanche já é uma mulher degenerada aos olhos da sociedade. A fortuna e status de sua família se foram, ela perdeu seu marido enquanto jovem e se tornou uma pária social devido a seu comportamento sexual indiscreto. Ela também tem um problema com a bebida que tenta esconder de maneira pouco funcional. Por trás de sua aparência esnobe vive um indivíduo inseguro e deslocado. Blanche é uma beldade que está envelhecendo e vive em pânico perpétuo de ver sua beleza esvanecer.

Seus maneirismo são delicados e elegantes, no entanto ela carrega um guarda roupa recheado de roupas baratas e chamativas. Stanley consegue ver através de Blanche rapidamente e procura informações sobre seu passado.

Na casa dos Kowalski Blanche finge ser uma mulher que nunca conheceu a perda da dignidade; Sua falsa moral não é simplesmente resultado de sua personalidade elitista, mas um ato calculado para fazer-se atraente para os homens do local. Blanche depende da admiração dos homens para que sua auto-estima fique positiva, o que indica que ela já se entregou de maneira passional diversas vezes. Blanche pretende escapar da pobreza se casando, mas como seu cavaleiro de armadura brilhante (Shep Huntleigh) não aparecerá, ao contrário do que ela se convence, Blanche é deixada sem nenhum tipo de possibilidade real de felicidade para o futuro; Ainda que Mitch esteja longe do ideal de homem que Blanche procura ele é sua única chance de contentamento.

(...) A peça tem como sub-texto a queda da sanidade e auto-estima de Blanche, o próprio Stanley é responsável por dar o golpe final em Blanche destruindo o que restava de sua auto estima mental e sexual ao estupra-la e envia-la ao sanatório. No fim, Blanche permite cegamente ser levada pelo doutor até o hospício. A imagem final é o triste resultado da dependência de Blanche nos homens para atingir sua própria felicidade.




Stanley Kowalski

A plateia pode ter a imagem errônea de que Stanley é um tipo de heroi da igualdade no começo da peça. Stanley é leal aos amigos e muito apaixonado por sua mulher; e possuí um vigor físico animalesco que se evidencia em seu gosto por trabalho braçal, brigas e sexo.
Sua família vem da Polônia e por vezes durante a peça ele demonstra seu desgosto em ser chamado de Polaco entre outros nomes; por exemplo quando Blanche o chama de Polaco ele faz questão de faze-la parecer ignorante e sem cultura repetindo diversas vezes que ele nasceu nos Estados unidos, é Americano e de que o termo correto seria Polonês.
Stanley representa a nova e heterogênea America da qual Blanche não faz parte, ela é uma relíquia de um passado onde onde dava-se mais importância a hierarquia social. Stanley se vê como um nivelador social, como diz para Stella na cena 8. ( Ou seja, o fato de os três viverem sob o mesmo teto deveria ser suficiente para coloca-los num mesmo patamar, mas os melindres de Blanche o lembram a todo momento da existência de classes sociais e de como ele deveria permanecer inferior).
O grande ódio que Stanley sente de Blanche é motivado, em partes pela aristocracia que ela representa, e também pois ele vê através dela logo de início e não aprova sua tentativa de fazer com que ele e os amigos a vejam como alguém superior.
Suas maiores diversões são apostar, jogar boliche, fazer sexo e beber. Stanley tem poucos ideias e imaginação.
Sua natureza degenerada e preocupante se mostra presente primeiramente quando ele bate na própria esposa, e mais tarde quando estupra a própria cunhada e não demonstra nenhum tipo de remorso.
A peça termina, no entanto, com Stanley na imagem do perfeito pai de família; abraçando a esposa enquanto ela carrega seu bebê. Essa imagem forte e irônica questiona a atitude da sociedade de transformar Blanche em pária e aceitar Stanley.

Harold "Mitch" Mitchell

Talvez por viver com sua mãe moribunda Mitch é incrivelmente mais sensível que Stanley e os outros amigos de poker. Os outros caras dão risada dele por ser um "garotinho da mamãe" e desde sua primeira e breve aparição é possível notar nele um comportamento mais gentil do que nos outros. Mitch é um homem bondoso que, como vemos na cena seis, gostaria de se casar rápido para trazer calmaria a sua mãe.
Mitch não preenche a lacuna de herói dos sonhos da Blanche uma vez que é muito fofo,  tem interesses pouco refinados e é um tanto desastrado, apesar de sensível ele também não compartilha do romantismo de Blanche e de sua compreensão de poesia e literatura. Ela brinca com a falta de cultura de Mitch - por exemplo na cena em que ela tira sarro dele por não saber nada de Francês.
Ainda que eles pertençam a mundos completamente diferentes Mitch e Blanche se atraem pelo desejo mútuo de companhia e acreditam serem adequados um ao outro. Logo mais, os dois descobrem que já viveram a morte de uma pessoa próxima.
O problema do relacionamento deles é sua questão sexual; para fazê-lo acreditar que ela é uma perfeita dama Blanche recusa contato físico várias vezes O que faz com que Mitch se sinta bravo e envergonhado sobre o modo como Blanche o tratava quando ele descobre seu passado sórdido, quando Mitch chega para confronta-la ele diz que merece fazer sexo com ela, em troca de como a tratou, ainda que não a respeite o suficiente para transforma-la em sua esposa.
A diferença entre a forma como Stanley e Mitch tratam Blanche na cena final reforçam o caráter cavalheiro que Mitch possuí. Ainda que ele deixe bem claro que quer dormir com Blanche ele não a estupra e a deixa sozinha quando ela pede, além do que as lágrimas que Mitch derruba quando Blanche luta para escapar da emboscada que Stanley criou para ela são genuínas, mostrando que ele realmente se importa com ela. Na verdade, Mitch é o único, além de Stella que parece compreender a tragédia por trás da loucura de Blanche.


Um comentário:

  1. Muito bom.
    Fico refletindo e estudando sobre a Blache. Tão complexa...Eu ainda não a descobri por inteiro. Aos poucos ela está vindo :)

    ResponderExcluir