sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Música para gatos?



Corre um dito popular que música clássica acalma os animais. Sempre achei essa história muito mal contada   e uma grande baboseira. Primeiramente porque música clássica acalma mesmo é os humanos, e só nos dias de hoje pois estamos acostumados a ouvir música pop, afinal nem sempre foi assim. Em todo caso, como a minha curiosidade é do tamanho do google acabei me deparando com pesquisas feitas por estudiosos de psicologia e comportamento animal e fazendo descobertas interessantes.
Você deve estar pensando que isso é uma grande besteira que devem existir limites para qualquer relação, incluindo a com nossos bichos de estimação. Bom, eu concordo com os limites e realmente não gosto dessa ideia de tentar humanizar os bichos ao máximo mas pesquisadores da universidade de Winsconsin que estudam psicologia animal afirmam que sim, bichos gostam de música e não de qualquer música!

As pesquisas da universidade mostraram que animais de diferentes espécies tem reações também diferentes a certas tonalidades, timbres e quebras rítmicas e se propuseram, com ajuda de músicos profissionais a criar  músicas especialmente pensadas para relaxar e agradar os gatos, com base nos resultados obtidos!

O que diferencia esse estudo de muitos outros no mesmo assunto é exatamente a ideia de se propor a criar algo específico para cada espécie ao invés de testar a reação dos animais com diversos gêneros de música criada para seres humanos.

Quando ouvi as músicas colocadas para download no site devo admitir ter tido uma reação cética do tipo 'bah... isso é música para enganar humanos', mas resolvi me propor a fazer o teste e tocar essa música para os gatos de casa (Que no momento são 4 porque encontramos três pimpolhos abandonados na chuva que estão precisando de um lar. Eles são chamados de Ping Pong e Puff por mim e de Dio Jojo e Erina por minhas irmãs; não dar nomes muito bem pensados faz parte do nosso plano de não se apegar e não provocar ciúmes no Yuuta, o dono da casa). Imagino que esse experimento vá ser interessante uma vez que temos 4 gatos em casa de idade diferentes e todos estressados!!! (O Yuuta por ciúmes e os 3 bebês por estarem em uma casa desconhecida com um gato gigante e ilhados no quintal).

Embora esse estudo tenha sido o que mais chamou minha atenção existem vários outros do mesmo tipo sendo realizados em outras partes do mundo como Ásia e Oceania; todos chegaram a conclusão de que um certo tipo de música tem um certo tipo de efeito nos gatos, e que pode aliviar o estresse, aumentar a longevidade e ajudar na cura de doenças, mas apenas esse estudo de Winsconsin chegou a  pensar na estrutura dessa música e descontextualizá-la para adaptá-la a outras espécies. Você pode saber mais sobre esse estudo no site dele, em inglês, e aguardar amanhã pelos meus resultados! :)


Mas por enquanto já ficam algumas dúvidas.
Se o gosto humano já se alterou tanto (por exemplo, existiam alguns intervalos melódicos que eram tidos como dissonantes séculos atrás e hoje são absurdamente naturais ao nosso ouvido), será que a audição animal também mudou? Fica a dica para vocês estudiosos de comportamento animal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário