sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre Sakamichi no Apollon (anime)


Assisti ao primeiro episódio de Sakamichi no Apollon (坂道のアポロン)agora.
A série começou a sair ontem e eu já posso me considerar apaixonada, com toda certeza vou ver até o final.
Baseado no mangá de Yuki Kodama, que eu não li, Sakamichi no Apollon se passa na década de 60 e conta a história de Kaoru Nishimi um garoto que acaba de se mudar pra Kyushu, para morar com sua tia, durante o primeiro ano colegial.
Kaoru é apresentado a turma como um garoto da cidade grande que costumava ser o primeiro da classe na sua escola anterior. O menino passou a vida toda mudando de escola e sofreu bullying na maioria delas, por isso ele tem algumas fobias e não socializa com facilidade, seu pai costumava viajar a trabalho e sua mãe parece tê-lo abandonado, o menino se sente imensamente solitário na nova cidade.
Nesse contexto Kaoru conhece Sentaro e Ritsuko, amigos de infância, ela a típica menina boazinha e prestativa, e ele o yankee da classe; instantaneamente rola uma identificação entre eles, especialmente entre os meninos, mas em função das personalidades opostas eles não se aproximam.
Kaoru aprendeu a tocar piano erudito para ficar mais próximo do pai distante, Sentaro é um baterista apaixonado por Jazz enquanto Ritsuko é filha do dono da loja de discos da cidade; Quando a menina convida o protagonista para conhecer a loja do pai, ele se vê encantado pela bateria do colega, que tocava no porão da loja, e decide se aproximar do Jazz. Fica aí a premissa de que essa amizade ainda vai se desenvolver em função da música.

Sakamichi no Apollon é o trabalho mais recente do diretor Shinichiro Watanabe, conhecido por nada menos que Cowboy Bebop e Samurai Champloo, a qualidade da animação é incrível!! (E eu não fui vê-lo no Animamundi 2011)
A trilha ficou por conta da Yoko Kanno que compôs para Ghost in the Shell, Cowboy Bebop, Wolf's Rain entre outros; além da presença de peças eruditas para piano (Kaoru já começa tocando Clair de Lune do Debussy, espero ver mais peças conhecidas ao longo do anime) e famosas músicas de jazz (Art Blakey and the Jazz Messenger's com Moanin' no primeiro episódio).
Se o anime mantiver a mesma qualidade do primeiro episódio ele com certeza valerá a pena, a ambientação sessentista, a música como forma de unir os jovens, a atmosfera nostálgica e jovial são características presentes nesse episódio e espero, mesmo que se estendam até o último episódio!

PS:Estou muito ansiosa pra ver pra onde essa história vai nos levar! Fazia um certo tempo que eu não sentia essa inquietação com um um anime. E é legal ver mais um anime sobre artes no NoitaminA, principalmente pros órfãos de Nodame Cantabile
PS2:A abertura é uma canção da YUKI que fez as aberturas de Honey and Clover, meu anime favorito, e ainda que a voz dela seja incrivelmente aguda eu tenho um link afetivo grande com essa vozinha irritante.
PS3: A história se passa numa cidade do interior de Kyushu, onde o dialeto é um pouco diferente do de Tokyo, o tradutor se esforçou pra tentar adaptar as expressões na legenda. Eu achei isso estranhamente divertido. - assisti em Inglês, não sei se alguém vai fazer o mesmo trabalho em português



Atualização: A minha amiga musicista PattyK também fez uma postagem sobre o anime. Vale a pena dar uma olhada no blog dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário