terça-feira, 17 de maio de 2011

Sobre Hourou Musuko (anime)

Sobre Hourou Musuko - 2011 (放浪息子)
Eu havia feito um outro post sobre as minhas primeiras impressões da série, mas agora que terminei de assistir posso falar com um pouco mais de propriedade sobre o que esperar desse anime.
Como tinha dito, o anime baseado no mangá de Takako Shimura trata sobre puberdade e as mudanças psicológicas que ela acarreta.
O protagonista Nitori gostaria de ter nascido uma menina e gosta de se travestir para se sentir uma. Nitori não se identifica com seu gênero e sofre durante a puberdade, por ser incapaz de impedir seu próprio corpo de transformá-lo em um homem. Sua voz está mudando, seus hormônios à flor da pele, suas mãos estão ficando grandes etc...
O anime não trata abertamente sobre homossexualidade, como muitos podem pensar de prima, e embora exista um personagem gay, o melhor amigo de Nitori, Makoto, a sua vida passa muito longe de ser o centro da história.
(Indo mais além, eles revelam sua homossexualidade de maneira tão sublime que acredito que nem todos os espectadores tenham percebido, - já que realmente não é relevante pra vida do protagonista - mas está lá).
Óbvio, como não poderia deixar de ser, o anime faz com que as personagens sofram nas mãos da 'sociedade' por conta do hobby incomum que carregam, afinal o que poderia ser mais natural do que crescer e se tornar adulto?
O que mais me chama a atenção em Hourou musuko é que um tema como esse, não costuma ser tratado de maneira tão delicada; O traço da autora, a coloração, a animação, a trilha sonora... tudo é muito suave e contrastante com o estado emocional das personagens.
E como tudo nesse anime é sutil e sublime, o envelhecimento, a passagem de tempo e o amadurecimento das personagens não poderia fugir a regra, no último episódio encontramos um Nitori e uma Takatsuki quase adultos, mais seguros e fortes.
O anime faz você ter orgulho e de como como eles cresceram e estão se encaminhando para a vida adulta, como eu disse no post anterior "A série usa de forma lúdica e doce para falar sobre a difícil fase de descobrir a si mesmo e a pessoa que você pretende se tornar."
Hourou Musuko, definitivamente, não é para qualquer público, primeiro por tratar de um tema delicado e 'cutucar' certos conceitos da sociedade, depois porque toda a leveza com que os assuntos são encarados e personagens muito próximas da realidade, sem frases de efeito, sem 'moe', ou características do gênero, enfrentam dificuldade em prender a atenção de qualquer um.
Mas pra aqueles com sensibilidade aguçada e fans de boa animação, está indicadíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário