segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sobre Kuroshitsuji (anime)



Kuroshitsuji (黒執事) de Yana Toboso

Conheci essa série na mesma época que a maioria das pessoas, com o sucesso do anime.
A primeira coisa que chamou a minha atenção foi o traço, a ambientação (Londres na época vitoriana) e as várias imagens maravilhosasde fanservice. O Mangá que começou a ser publicado em 2006, conta a estória de um conde de 12 anos, Ciel Phantomhive que promete sua alma ao demonio Sebastian Michelis com a intenção de limpar o nome de sua família e vingar a morte de seus pais. Sebastian então ocupa a posição de mordomo do casarão realizando qualquer ordem de seu mestre com extrema perfeição.
Os dois protagonistas são muito cativantes e representantes perfeitos dos clichés shonen ai, sem ficar forçado, ao contrário, cumprindo seu papel de dividir os espectadores em admiradores do Sebastian e admiradores do Ciel.
O problema da série é que ela não faz jus ao seu potencial incial, o primeiro episódios, que serve para apresentar as personagens, faz questão de mostrar o quão perfeito é o mordomo em qualquer tipo de tarefa, e pra isso usa cenas de ação e aventura típicas de um mangá shonen leve que ele é (publicado na Shonen Gangan mensal). Com o continuar dos episódios o anime acaba se perdendo, apesar da ambientação e atmosfera de série dramática ele está mais para comédia, mas também não pode se encaixar no gênero. O visual e apelo shonen ai afasta um pouco o público alvo, os meninos leitores de shonen, enquanto a história bagunçada e a superficialidade das personagens faz com que alguns fans de yaoi não levem o anime tão a sério.
O grade mistério da morte dos pais de Ciel ficou muito mal explicado e não existe claramente uma saga principal, embora apontem sempre para um mesmo 'vilão'. Algumas das histórias ficaram em aberto, espero que seja uma falha da adaptação e que o mangá seja melhor.
Fui assistir esperando algo do nível de Count Cain/God Child (伯爵カインシリーズ) da Kaori yuki ou Yami no Matsuei (闇の末裔)de Yoko Matsushita, mas ainda que mais parecido com esse, um anime 'falho' também quando comparado ao mangá, Kuroshitsuji ainda entra em desvantagem por ter coadjuvantes chatos e facilmente esquecidos, enquanto o anime de Yami no Matsuei traz um leque de personagens divertidos e a certeza de ser uma adaptação malfeita de um mangá muito melhor e mais completo.
A mistura de idéias, que para mim se transformou numa verdadeira bagunça, se mostrou eficiente por outro lado, já que Kuroshitsuji é um dos animes e mangás de maior sucesso dos últimos anos, com direito a uma segunda temporada, uma porção de fãs devotos, cosplays maravilhosos, jogo para DS, e o que mais vier. O anime para meninos com cara de anime de meninas acabou atraindo os dois tipos de público e está em voga entre os garotos e garotas de todas as idades.
Embora eu tenha me divertido assistindo a primeira temporada, especialmente com as cenas do Ciel tentando se arrumar sem a ajuda do mordomo, não me animei a assistir a segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário