quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sobre Kuragehime (anime)


Kuragehime 海月姫 (2010) foi uma das melhores surpresas do ano, aliás numa época em que poucos animes tem sido realmente bons ele merece destaque.
Baseado no mangá josei de Akiko Higashimura, ainda em lançamento, Kuragehime não tem exatamente o enredo mais original possível.
Conta a história de Tsukimi, uma garota que nutre uma verdadeira obsessão por Águas vivas desde pequena, e que aos dezoito anos vai para Tokyo afim de tornar-se uma ilustradora e começa a morar com cinco garotas numa pensão. Todas as moradoras da casa (com exceção de uma mangaká que nunca é mostrada e 'não vê a luz do dia') são exemplos do estilo de vida NEET, e vivem afastadas do resto da população. As meninas se auto denominam AMARS – freiras- e possuem condições rígidas sobre o tipo de pessoa com quem convivem mantendo um bloqueio forte contra 'hipsters' e homens especialmente.

A rotina delas começa a mudar quando Tsukimi conhece Kuranosuke, um garoto muito bonito, filho bastardo de um político famoso e que se veste como garota para afastar-se de suas obrigações políticas e aproximar-se de sua mãe desaparecida.

Ainda que as personagens não sejam muito complexas ou profundas elas funcionam bem e possuem charme fazendo o espectador se encantar e querer acompanhar suas histórias. Tsukimi, Kuranosuke e Shuu, o irmão mais velho, são apaixonantes.

Em meio a toda comédia uma porção de hábitos da nova sociedade japonesa são apontados, mas de forma alguma criticados ou debatidos e sim vistos com naturalidade, como exemplos as companheiras de Tsukimi que estão na maioria na casa dos 30 e vivem com o dinheiro dos pais, o hábito de se travestir, o consumismo exacerbado, a cultura otaku, a ditadura da beleza, fobias sociais, hipocrisia na política entre outros.

O anime foi dirigido por Takahiro Omori que dirigiu “Baccano!” e “Durarara!!” e teve 11 episódios exibidos entre 15 de Outubro de 2010 e 30 de dezembro.

A qualidade da animação é impecável e as personagens tem um design muito próprio e realista.

Kuragehime é o tipo de série pela qual o espectador vai se apaixonar de cara, para ser mais exata no momento da abertura, cheia de referências a clássicos do cinema como Star Wars, Mary Poppins, Cantando na chuva, Kill Bill, James Bond, Contatos Imediatos de Terceiro Grau entre outros; Vale citar também a cena ótima, durante o primeiro episódio, onde Tsukimi encontra Clara, sua água viva de estimação e mascote da série, e há uma referência aberta a obra prima Heidi da escritora suiça Johanna Spyri, que também já teve sua versão animada.

O grande problema da série, e sério problema, é que onze episódios só cobriram uma parte de um mangá ainda não terminado deixando muita coisa importante em aberto e fazendo com que a série não honre o potencial que tem.

Com o sucesso do mangá no Japão, que tem recebido muitas críticas positivas e prêmios, sou do time que aguarda ansiosamente o anuncio de uma segunda temporada.


Abertura de Kuragehime. (Vale a pena conferir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário